quinta-feira, 3 de maio de 2007

NADA MELHOR QUE UM BOM VINHO

"Existe mais filosofia numa garrafa de vinho que em todos os livros."Pasteur

Tinto suave JAMAIS É PURO.Não há como manter um vinho doce, senão por dois processos:

1) Interrupção da fermentação, para que a maior parte do açúcar não vire alcool pela atividade bacteriana. Um vinho desta forma, jamais atingiria os 12º Alcoolicos em média. Leia o rótulo, e ele lhe levará para a segunda situação:

2) Adição de açúcar. Sim, compre um vinho seco, ponha açucar em casa, e será a mesma coisa. A única terceira hipótese plausível, cujo eu não tenho notícia de uma única vinícola que pratique, seria:

3) Fazer vinho seco com alta graduação alcoolica, e misturar com vinho doce de baixa fermentaçaõ. Chama-se blendagem.

Não sei de quem faça isso com vinho exatamente. Este processo é muito usado em sucos:

Ao suco da uva, para aumentar o Brix (percentual de sólidos soluveis - comunmente açúcares), se adiciona suco de uvas brancas, uvas não viníferas como Isabel, ou vinho de laranja (que possui muito açúcar, e a laranja uma vez feita vinho é "inerte" - não tem sabor).
Usa-se suco de maçã também por ser inerte, e ter muito açúcar.

Gosto dos encorpados, como:
Cabertnet Franc - bem seco, e leve;
Cabertnet Sauvignon - o pretinho básico dos vinhos;
Merlot - encorpado, e tânico as vezes.
Se engarrafado precocemente, pode ter sabor de "cabo de caicho de uva".Prefira os de boas marcas;
Pinotage - um pouco mais encorpado que o Merlot, mas com menos sabor de tanino.

Dos vinhos coloniais, um Bordeaux com Isabel pode ser muito bom.Se você estiver em um humor mais leve... tem:

Vênus: (raro por ser de mesa) De cor vermelho sangue, desce fácil, mas não é doce.Barbera: (dificil de achar também) coloração roxo denso, muito leve e perfumado.Só conheço uma vinícula que o faz, a Fontana di Bacco, de Otavio Rocha-RS).Gamay Rosé: é interessante... melhor provar.Detesto Malbeqc mas tem muita gente que aprecia.

Jamais pague uma nota preta por um Pinot Noir. E principalmente, não caia na besteira de dar ouvidos a Sommeliers. Se quiser saber sobre vinhos, consulte um enólogo, que SABE fazê-los. Eu, não sou uma coisa nem outra.Eu lido muito com produtores de uva, e suco de uva, e esse tipo de informação que tenho é limitado.Para não ter erro na procedência de vinhos, certos tipos de uvas se adaptaram melhor em certos lugares.

Argentina - Malbecq
Rio Grande do Sul - Cabertnet Sauvignon
Uruguay - Tannat
Chile - Carmener

Cada um desses lugares são as melhores referencias nestes tipos específicos de uvas.Acaso queira uma garrafa de vinho europeu, não pague menos de R$ 120,00 pela garrafa. Vinhos alemães que lá servem para fazer doce (de tão ruins que são) chegam aqui a R$ 40,00. E tem gente que paga caro, ao invés de simplesmente comprar um bom vinho latino a um preço justo.

Tem aqueles que você compra direto no colono gaúcho... feito em casa, pisado pela nonna.Fuja deles!!São uma porcaria.Fazer vinho requer know how. Tecnologia. É por isso que os vinhos Argentinos são tão famosos. Eles são FERA em termos de vinhos.

Porque o vinho colonial é uma droga:
-É envasado em tempo incorreto, o que lhe faz as vezes ter muito tanino (que dissolve com o tempo), ou acidez volátil excessiva (como o nome já diz, ela evapora, mas só no tempo necessário).
-Falta de controle sobre o processo e fermentação...
-Condições inapropriadas de fabricação.-Eles não tem o menor pudor de tacar sulfato de cobre na uva e colher antes dos 60 dias.
E isso vai parar no vinho.Vinho não é coisa pra amador fazer.
Procure cantinas ao menos estabelecidas.

Texto fornecidos por Nigel para a comunidade do orkut "filorkutando"




Um comentário:

Anônimo disse...

Pode um menino de 25 anos entender tanto de vinhos?
Sei não...rs