sábado, 19 de maio de 2007

O MOVIMENTO FEMINISTA

Apesar de o mundo estar muito mudado , se pensarmos em como era há 40 anos atrás , por exemplo , têm certas coisas que não mudam nunca. Por exemplo, ainda têm gente que acha que feminismo é " queimar sutiãs em praça pública " , que seria algo caricato , " machismo ao contrário " e por aí vai ... nada mais equivocado.

Existem pessoas que se gabam " sou humanista , por isso sou contra o machismo e o feminismo " . Outra idéia que, já de cara quando lembramos que a humanidade É sexuada ( dividida entre homens e mulheres ), não se sustenta.

O movimento feminista é muito mais que sair incendiando sutiãs ( aliás isso há um tempo que nem se faz mais ). Uma de suas metas é a emancipação feminina em uma sociedade onde ela é oprimida e discriminada e para garantir a igualdade entre os sexos.

Existe uma diferença básica entre " feministas " e " femistas " e é importante reforçar , para que elas não sejam confundidas :

FEMINISTAS = Movimento que prega igualdade entre homens e mulheres ;
FEMISTAS = Movimento que prega a superioridade das mulheres sobre os homens .

Outra das metas do feminismo é colaborar para que os gêneros ( masculino e feminino ) aprendam a conviver com um pouco mais de harmonia , respeitando as diferenças biológicas e permitindo à homens e mulheres , todos os direitos e deveres na sociedade , com chances iguais ... o que não acontece , ainda hoje.

Nós , as feministas ,não negamos que existam entre as mulheres , muitas que são machistas e que " reforçam " os preconceitos . E é claro que tem diferença entre " respeitar " e " aderir " à uma idéia ... apenas queremos que haja respeito às feministas e que não se coloque rótulos , sobre nós , sem se darem ao trabalho de saber o que é feminismo ( como já aconteceu , algumas vezes ) ...

O feminismo surgiu numa época em que a mulher não tinha direito nenhum. Então foi uma luta pelo DIREITO DAS MULHERES, tanto que o nome é FEMINISMO. Hoje a coisa mudou um pouco, mas ainda tem arestas a serem aparadas. Ainda há muito, para se alcançar totalmente, o espaço feminino na sociedade.


Cris
Da comunidade Filorkutando


3 comentários:

Anônimo disse...

Porque os humanistas são contra os dois lados, humanismo tem á ver para mim com as duas posiçoes porem deveriam limitarem-se a comentarios menos criticos e mais proveitosos desses respectivos aspectos.A sociedade feminista de hoje realmente está de parabéns e que continuem realizando este belllllllllissssssssicimo trabalho!!!!!!!valeu!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi! sou eu de novo,posso não ter dito algo de valor argumentável mas que os humanistas não deveriam estar contra nós (as feministas)há isso eles não deveriam:por isso eu digo avante tropas feministas os machistas que nos aguadem.

Anônimo disse...

valeu pela chance de expressão de minha indignação com os homens machistas.